23 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Clima / Tempo

Onda de calor: saiba como ficam as temperaturas por região de Santa Catarina

Temperaturas devem se aproximar dos 40ºC em algumas áreas do estado

As temperaturas voltam a subir ao longo dos próximos dias em Santa Catarina. Uma massa de ar quente ganha força sobre grande parte do Brasil e, em Santa Catarina, as temperaturas mais altas devem ser registradas entre a próxima sexta-feira (15), e o final de semana (16 e 17). Em áreas do Litoral Sul e do Extremo Oeste, as máximas devem se aproximar dos 40°C.

A partir desta quinta-feira (14), o fenômeno começa a ganhar força em boa parte do Brasil, e as temperaturas começam a subir, com sensação de abafamento. As temperaturas devem ficar entre 2,5°C e 5°C acima da média em Santa Catarina, com os maiores desvios ocorrendo nas áreas próximas ao Rio Grande do Sul. As máximas devem ficar entre 34°C e 36°C no Litoral Sul e Extremo Oeste e na casa dos 30°C nas demais regiões.

Além disso, a combinação de calor e umidade favorecem a formação de pancadas de chuva e temporais isolados pelo estado a partir do período da tarde, típicos de verão. São esperadas condições associadas como rajadas de vento acima de 70km/h, granizo e chuva localmente forte.

 

A partir da sexta-feira (15), o fluxo de ar quente do norte do país se intensifica sobre o Sul. Neste período, as temperaturas máximas variam de 35°C a 39°C em áreas do Extremo Oeste e Litoral Sul e de 28°C a 34°C nas demais regiões.

Entre a segunda (18) e a terça-feira (19), a aproximação e passagem de uma frente fria favorece a ocorrência de pancadas de chuva e temporais de forma mais abrangente pelo estado. Além disso, a passagem desse sistema também deve interromper a sequência de dias mais quentes, com a redução das temperaturas em todas as regiões.

 

Foto: Xavier Coiffic/Unsplash