21 de junho de 2024
TVBV ONLINE
Economia

Pesca artesanal da tainha atinge cota e temporada é encerrada

Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Secom

Medida foi declarada pelo Ministério da Pesca e Aquicultura apenas 19 dias depois do início da safra

Encerrou nessa terça-feira (4) a temporada de pesca artesanal da tainha 2024. A medida foi declarada pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), que deu 24 horas para as embarcações que estiverem em atividade de pesca no mar realizar o último desembarque .

O encerramento da temporada ocorre 19 dias após o início, devido ao alcance de 90% da cota coletiva da modalidade emalhe anilhado. A medida foi publicada no Diário Oficial da União e atende à portaria interministerial do MPA editada em 1º de março de 2024, que aumentou também a cota de captura em emalhe anilhado para 586 toneladas.

 

Após o encerramento da temporada, as embarcações de pesca deverão continuar utilizando a Autorização de Pesca Especial Temporária, mas sem o uso da Autorização Complementar.

Após o último desembarque e retorno da embarcação a um novo cruzeiro de pesca, a produção deverá ser reportada no PesqBrasil Mapa de Bordo, nas modalidades de origem da embarcação: Emalhe costeiro 2.2 (2.02.001) ou 2.4 (2.04.001).

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBVonline em primeira mão

O painel de monitoramento da pesca de tainha aponta que a modalidade de emalhe anilhado capturou cerca de 645 toneladas do pescado até a tarde dessa terça-feira. A safra industrial de tainha teve início no dia 1º de junho e continua até 31 de julho ou até atingir também a cota estabelecida pelo MPA de 480 toneladas.