23 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Economia

Porto de São Francisco é destaque nacional

Estrutura ficou na terceira posição em relação a movimentação de produtos siderúrgicos

Apenas em 2023 o Porto de São Francisco do Sul movimentou 3,6 milhões de toneladas produtos siderúrgicos. Com esse desempenho o terminal catarinense ficou atrás apenas dos terminais de Tubarão, no Espírito Santo, e do Thyssenkrupp, no Rio de Janeiro. Os dados foram divulgados pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

O Anuário da Antaq também apontou que entre os 32 portos públicos do país o de São Francisco é líder absoluto no embarque e desembarque de aço, sendo responsável por 60% dos produtos siderúrgicos movimentados no ano passado. “Em 2023, o Porto de São Francisco teve um aumento de 11% no desembarque destes produtos siderúrgicos, com relação a 2022, quando foram movimentadas 3,3 milhões de toneladas”, explicou o presidente do Porto, Cleverton Vieira.

Segundo ele, no ano passado a movimentação total de mercadorias no Porto cresceu 33%, com 16,8 milhões de toneladas, o que representou um recorde histórico. Já entre os 10 maiores portos públicos do país, foi o que obteve o maior crescimento na movimentação de cargas. “No ano passado, São Francisco também alcançou o sétimo lugar no ranking dos maiores portos públicos do Brasil, subindo duas posições com relação a 2022, quando se encontrava em 9º lugar”, destacou Vieira.

Imagem: Divulgação PSFS