21 de junho de 2024
TVBV ONLINE
Clima / Tempo

Previsão de chuva intensa liga o alerta para alagamentos e inundações em SC

Imagem: The Weather Channel/Reprodução

Risco maior é concentrado na bacia do Rio Itajaí

O avanço de uma nova frente fria sobre Santa Catarina já provoca chuva em grande parte do estado nesta sexta-feira (17), mas é entre o sábado e o domingo que devemos ter os maiores acumulados. Segundo a Defesa Civil estadual, há previsão de chuva intensa e risco de inundações no centro-leste do estado neste período.

Na manhã desta sexta, os principais rios catarinenses apresentavam níveis e vazões estáveis ou com elevações pouco significativas em praticamente todas as bacias. Contudo, com a chegada das chuvas na noite de hoje, são esperadas elevações significativas, sobretudo em rios das regiões do Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Litoral Norte e Planalto Norte.

 

O risco maior para inundação e de enxurradas acontece principalmente ao longo do sábado (18) nas bacias hidrográficas do Rio Itajaí e afluentes, Biguaçu, Tijucas, Cubatão, Camboriú, Itapocu, Cubatão do Norte, Negro e Canoinhas. O risco é moderado para as bacias Litoral sul e Planalto Sul.

Chuvas volumosas

A Defesa Civil também atualizou a Atenção Meteorológica emitida nessa quinta-feira (16) para as chuvas volumosas neste final de semana. O risco é alto para alagamentos, enxurradas e deslizamentos nas áreas do Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Planalto Norte, Litoral Norte e parte das regiões do Planalto Sul e Litoral Sul, regiões onde os acumulados variam entre 80 e 120 mm, não se descartando valores acima disso.

> Sobre para 7 o número de municípios de SC em Situação de Emergência

O risco é moderado entre o Oeste e Extremo Oeste, onde os valores de chuva ficam entre 30 e 70 mm. Já no extremo Sul, o risco é baixo para ocorrências.

Previsão por dia

Sábado

Tempo instável e com chuva a qualquer momento em todas as regiões, sendo mais intensa nas áreas do Sul na madrugada e manhã, se concentrando no Extremo Oeste, Grande Florianópolis, todo Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte a partir no início da tarde, quando também ganha força. Por alguns momentos, a chuva ocorre acompanhada por temporais com raios e rajadas de vento, trazendo acumulados expressivos em curto período de tempo.

As temperaturas variam pouco no decorrer do dia, se mantendo na casa dos 10 aos 15°C no Sul do estado e entre 15 e 19°C nas demais regiões. O vento predomina de sul com rajadas que variam de 45 a 55 km/h à tarde no Litoral.

Domingo

A chuva começa no Norte catarinense, que vai diminuindo no decorrer da manhã à medida que a frente fria se afasta do estado. A nebulosidade permanece em todas as regiões, o que dificulta a elevação das temperaturas ao longo do dia.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBVonline em primeira mão

As temperaturas mínimas variam entre 11°C e 15°C na maioria das regiões e oscilam em torno de 5 a 8°C no Planalto Sul e no Grande Oeste. À tarde, as máximas ficam abaixo dos 20°C na maioria das regiões, sendo que nas áreas altas do estado, não passam dos 15°C. O vento permanece fraco e com direção variada durante a maior parte do dia, mas a partir do final da tarde vira para sul com rajadas fortes no Litoral que superam os 60km/h na área oceânica, o que volta a deixar o mar agitado do Litoral Sul a Grande Florianópolis, com ondas de sul entre 2,0 e 2,5m. O risco é moderado para ocorrências associadas à agitação marítima.

Próxima semana

Na segunda-feira (20), o tempo se mantém estável em Santa Catarina, sol entre algumas nuvens. O amanhecer é frio, mas as temperaturas sobem um pouco mais durante a tarde. O tempo volta a mudar entre a noite da segunda e a madrugada da terça-feira (21), quando áreas de instabilidade, formadas por um cavado (área alongada de baixa pressão), se formam nas áreas de divisa com o Paraná e se deslocam por SC, provocando chuva em todas as regiões.