19 de junho de 2024
TVBV ONLINE
Educação

Professores da UFSC aderem à greve nacional a partir de terça-feira

Foto: Divulgação/Apufsc

Nova votação do sindicato foi realizada nesta semana

Após rejeitar a adesão à greve nacional dos servidores federais da educação em primeira votação, a Apufsc-Sindical decidiu nesta sexta-feira (3) pela paralisação dos professores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) a partir da próxima terça-feira (7).

A votação eletrônica foi realizada online entre terça (30) e as 16h desta sexta. No total, 1.250 pessoas votaram, o que representa 45% do quadro de professores da UFSC. Foram 637 votos a favor da paralisação, 596 contra e 17 em branco.

 

Com a decisão, seguindo o que está previsto na Lei de Greve, a Diretoria da Apufsc enviou ofício à Reitoria da universidade comunicando a data de início da paralisação. As ações de mobilização serão anunciadas em breve no site da Apufsc.

A categoria docente reivindica reajuste salarial e recomposição do orçamento das universidades. Até o momento, o Governo Federal apresentou a proposta de reajuste zero em 2024.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBVonline em primeira mão

Em Santa Catarina, os docentes do Instituto Federal Catarinense (IFC) e do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) também já aderiram à greve da categoria.

De acordo com o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica e Profissional (Sinasefe), a greve, que chega ao seu 30º dia nesta sexta-feira, conta com a adesão de 78 seções sindicais em mais de 530 unidades da Rede Federal de Ensino.