25 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Saúde

Santa Catarina ajuda em transplante de medula óssea para paciente gaúcho

Foto: SECOM

Transporte foi realizado em meio à devastação causada pelas enchentes no Rio Grande do Sul

Na última terça-feira (7) , uma operação de resgate de vida foi executada com sucesso. Uma medula óssea, para um paciente gaúcho à espera de um transplante, foi trazida do Canadá por meio de uma colaboração internacional que contou com o suporte de logística da SC Transplantes e o transporte aéreo.

Uma força-tarefa foi montada para assegurar que a medula chegasse ao Brasil com segurança. A ação contou com o apoio de profissionais da saúde de São Paulo, que acompanharam o processo de coleta da medula no exterior e a trouxeram para o Brasil em um voo comercial. Ao chegar no Aeroporto Hercílio Luz, uma aeronave catarinense foi mobilizada para o transporte até Canoas, a qual possui o único aeroporto que está recebendo aviões de grande porte da região pela situação atual do Rio Grande do Sul, o transporte da medula foi coordenado até chegar ao Hospital das Clínicas em Porto Alegre, onde o paciente gaúcho aguardava pelo transplante.

 

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBVonline em primeira mão

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, acompanhou de perto o início do transporte da medula no hangar do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), em Florianópolis. “Eu não tenho dúvida de que é mais uma importante colaboração de Santa Catarina para os nossos vizinhos. É um transporte delicado e por isso estamos dando todo o suporte e atenção que essa transferência necessita. O objetivo é que a medula chegue em segurança e seja a esperança de uma nova vida para o paciente que aguarda pelo transplante. Não estamos medindo esforços para ajudar o estado gaúcho”, afirma Jorginho.

Além do transporte da medula, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) enviou 49 bolsas de plaquetas do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) ao Rio Grande do Sul.

Confira também a matéria completa do Band Cidade: