21 de junho de 2024
TVBV ONLINE
Economia

Saúde financeira da empresa é tema de palestra no Empreende Brazil

Fotos: Flávio Jr/TVBVonline

O contador deve ser valorizado, pois pode traduzir a situação real do empreendimento

Com o foco de garantir o crescimento correto das empresas, o consultor, professor e palestrante Gustavo Cerbasi trouxe a luz da racionalidade para o Empreende Brazil, nesta sexta-feira (24). O mestre em finanças falou sobre os aspectos-chave que devem ser observados em uma empresa para que o empreendedor não perca tempo e saiba que está no caminho certo.

Para ele, a dor do empreendedor normalmente está em não saber sobre a falta de caixa. “Tem muita empresa que até funciona bem quando é pequena e está em um ambiente bastante controlado, mas, quando começa a ter sucesso, a abrir filiais e expandir para praças novas, aparentemente o faturamento e o sucesso aumentam, mas o resultado pode não aparecer”, contextualizou.

Cerbasi acredita que isso tem muito a ver com uma condição muito típica da maioria das empresas, que é o fato de que sete a cada dez empreendimentos no Brasil pagam antes de receber. “Você negocia primeiro com o fornecedor, assume compromissos, duplicatas, tem folha de pagamento, apostando que vai vender e às vezes, quando a venda acontece, pode ser parcelada, ou se ocorre inadimplência, a conta não fecha”, comentou.

Assim, falta para o empreendedor a racionalidade, pois à medida que a empresa vai avançando, a recompensa passa a ser mais emocional. “Ele começa a se encantar com o crescimento do faturamento, com market share, reconhecimento de associações comerciais e da imprensa”, disse. Com esse quadro, o empresário não percebe que, muitas vezes, o crescimento pode estar condenando a empresa a um endividamento.

Fotos: Flávio Jr/TVBVonline

“Então é muito importante parar e enxergar os números, ter uma boa conversa com o contador, que é normalmente quem entende os dados e pode traduzir bem para o empreendedor para que ele possa conduzir a empresa com base em números e não apenas em mérito e reconhecimento do público”, destacou.

Ele ressaltou que a grande dica para manter o fluxo de caixa no azul é valorizar o papel do contador. O profissional pode oferecer mensalmente um relatório que traduza as condições e os números-chave da empresa. “Assim, com uma organização, o empreendedor pode se dedicar ao serviço, ao produto e ao público final”, finalizou.

O Empreende Brazil ocorre até o próximo sábado (25) na Arena Opus, em São José, na Grande Florianópolis. Uma das palestras mais aguardadas será a do ex-ministro da economia Paulo Guedes.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBVonline em primeira mão