25 de maio de 2024
TVBV ONLINE
Educação

Semana do Livro Infantil na Grande Florianópolis: Confira a programação

Foto: Banco de imagens/ Freepik

As ações visam incentivar o gosto da comunidade pela leitura e a escrita

Incentivar o gosto pela leitura e escrita é o objetivo central da Semana do Livro Infantil, que acontece na grande Florianópolis a partir desta sexta-feira (12). Lançamento de livros, peças de teatro, exposições e uma variedade de atividades marcarão o evento, destinado a crianças, estudantes, profissionais da educação e público em geral.

Tanto em Florianópolis quanto em municípios vizinhos como Palhoça, uma série de ações estão programadas. Na capital, o evento foi oficialmente incluído no calendário em 2010 pela Lei Municipal n. 8.125, sempre coincidindo com as celebrações do Dia Nacional do Livro e o aniversário do escritor Monteiro Lobato, em 18 de abril.

 

Já em Palhoça, as atividades integram as comemorações dos 130 anos de emancipação política do município. A organização é uma parceria entre a Prefeitura, através da Fundação Municipal de Esporte e Cultura (FMEC), e a Academia de Letras de Palhoça.

Programação em Florianópolis

De 12 a 19 de abril, uma ampla programação será oferecida na capital, abrangendo diversas formas de interação com a literatura infantil. Peças teatrais, como o espetáculo “A Rendeira e a Tartaruga” pela CIA VIBRATA, exposições de livros, contação de histórias, oficinas, gibiteca e lançamento de livros estão entre as atividades previstas. A abertura ocorre às 14 horas no auditório do Centro Integrado de Cultura.

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Educação, é a promotora do evento, que acontecerá em locais como o Centro Integrado de Cultura (CIC), Biblioteca Central CEC/SME, Biblioteca Pública Barreiros Filho, Bairro Educador, Fundação Cultural BADESC, Fundação Hassis, Shopping Villa Romana, Hospital Infantil Joana de Gusmão, Biblioteca Pública Estadual de Santa Catarina, SESC Prainha, EBM Maria Conceição e Polo UAB.

Programação em Palhoça

O Centro Cultural Laudelino Weiss será o ponto de encontro para a Semana do Livro Infantil e a Feira Literária de Palhoça, que ocorrerão de 15 a 20 de abril. A abertura da semana, no dia 15 de abril às 9h, contará com a apresentação do Coral Infantil Guarani.

As atividades em Palhoça incluem contação de histórias, palestras educativas, rodas de conversa, exposições, lançamentos de livros, apresentações musicais, aula de ioga e desfile de cosplay. Durante os três dias do evento, a Praça Sete de Setembro abrigará um “varal literário”, com a participação de mais de 20 escritores. As atividades ocorrerão tanto no Centro de Cultura quanto na Praça Sete.

Educação

Educação

Educação

Educação

Educação

Educação