20 de junho de 2024
TVBV ONLINE
Política

Seminário do Fórum Nacional de Entidades Metropolitanas ocorre em Florianópolis

Um dos objetivos e a promoção do intercâmbio técnico e político. Imagem: Divulgação.

No evento são definidos desafios e as soluções para uma gestão das regiões metropolitanas

Está sendo realizado na Capital catarinense o Fórum Nacional de Entidades Metropolitanas (FNEM). O evento teve início na manhã desta terça-feira (28) e segue até a próxima quarta (29).  A inciativa reúne presidentes de órgãos metropolitanos de diversos estados brasileiros, especialistas internacionais, representantes do Governo Federal e acadêmicos. As atividades ocorrem na sede da Defesa Civil do Estado de Santa Catarina, na área continental da Capital.

Estão sendo discutidos temas fundamentais para a governança interfederativa, com ênfase nas necessidades legislativas e no fortalecimento do “Estatuto da Metrópole”. O Fórum também é um espaço para definir os desafios e as soluções para uma gestão eficiente das regiões metropolitanas. Da mesma forma, para a promoção do intercâmbio técnico e político. Durante o seminário também está sendo realizada a reunião ordinária da entidade.

 

O presidente do FNEM e diretor-presidente da Agência de Assuntos Metropolitanos do Governo do Paraná, Gilson Santos, ressaltou a importância do evento para o avanço das políticas metropolitanas no Brasil. “O FNEM é uma oportunidade ímpar para discutirmos as necessidades legislativas e as melhores práticas de governança interfederativa. O intercâmbio de experiências entre os diferentes estados e países fortalece a construção de soluções partilhadas para as regiões metropolitanas brasileiras”, explicou Santos.

O evento está sendo realizado na sede da Defesa Civil Estadual. Imagem Divulgação.

Os encontros são realizados em ciclos nos estados brasileiros e desta vez Santa Catarina é a anfitriã. “É uma honra para Florianópolis sediar este importante encontro. Estamos comprometidos em contribuir para o fortalecimento das políticas metropolitanas e acreditamos que este seminário será fundamental”, afirmou o presidente da Superintendência de Desenvolvimento das Regiões Metropolitanas de Santa Catarina, Rafael Biff.