3 de março de 2024
TV Barriga Verde
Política

Trégua entre Hamas e Israel será estendida por mais dois dias

A pausa humanitária na guerra, inicialmente de quatro dias, estava prevista para acabar nesta segunda-feira (27)

O ministro das Relações Exteriores do Catar, Majed Al-Ansari, confirma que a trégua entre Hamas e Israel será estendida por mais dois dias

A pausa humanitária na guerra, inicialmente de quatro dias, estava prevista para acabar nesta segunda-feira (27). Com a prorrogação, ao menos mais 20 israelenses e 60 prisioneiros palestinos serão libertados. A extensão também significa mais tempo pra ajuda humanitária entrar em Gaza – o inverno se aproxima e há mais de um milhão de desabrigados no território palestino.

A trégua entre Israel e Hamas teve início na última sexta-feira (24). O cessar-fogo temporário foi negociado com intermediação do Catar, Egito e Estados Unidos.

 

A trégua acontece após pressão da comunidade internacional, assustada com o alto número de vítimas civis no conflito e a grave situação humanitária no enclave palestino. O território está cercado e sem luz há semanas. Falta água, comida e suprimentos médicos para atender aos necessitados.

As Nações Unidas estimam que metade das construções em Gaza tenham sofrido danos estruturais por causa dos bombardeios israelenses. Cerca de 14,5 mil pessoas morreram no lado palestino, sendo que o Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo Hamas, disse já ter perdido as condições de contar os mortos após o colapso do sistema funerário.

Em Israel, são 1,2 mil mortes confirmadas e, ao menos, 237 reféns mantidos pelo Hamas. O grupo terrorista invadiu e barbarizou territórios israelenses no início de outubro, dando início a guerra.

O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu prometeu acabar com os terroristas e iniciou uma ofensiva que já dura 49 dias. Israel então ordenou o esvaziamento da porção norte da Faixa de Gaza, ocupou a região com tropas e entrou até em hospitais que seriam utilizados como centros de comandos do Hamas.

Fonte: Band

Foto: Reprodução

Política

Política

Política

Política

Política

Policial, Política