23 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Saúde

Veja: praias impróprias para banho para evitar, no momento, em Santa Catarina

Dados são referentes ao último mapa de balneabilidade do IMA, divulgado

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) divulgou nesta semana o primeiro relatório de balneabilidade da temporada 2023-2024. O documento apresenta o balanço das cinco últimas análises semanais consecutivas que foram iniciadas no dia 6 de novembro deste ano. Um mapa no site do IMA também apresenta condições detalhadas sobre os pontos de coletas nas praias.

O Programa de Monitoramento da Balneabilidade do IMA contempla 28 municípios litorâneos e mais de 100 praias e/ou balneários do Sul ao Norte de Santa Catarina. De acordo com as amostras coletadas nos 237 pontos monitorados pelo Instituto no Litoral catarinense, 156 estão próprios para banho, o que representa 65,82%. Confira abaixo alguns dos pontos nas principais  praias do estado que estão impróprios para banho.

As condições são medidas a partir da quantidade de bactérias Escherichia coli na água. O ponto é considerado imprórpio quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, a contagem for superior a 800 unidades de coliformes por 100 ml, ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2000 E. coli por 100 ml.

 

Balneário Camboriú

A praia de Balneário Camboriú, no Litoral Norte, conta com quase todos os pontos de coleta impróprios para banho. Toda a orla central da principal cidade turística do estado apresenta bandeira vermelha para balneabilidade. Os pontos na Praia de Taquaras, mais retirada da área urbana, também estão impróprios. Na cidade, somente as praias de Estaleiro, Estaleirinho e Laranjeiras apresentam boas condições de balneabilidade.

 

Bombinhas

A cidade de Bombinhas, outro importante destino turístico no Litoral Norte, apresenta três pontos impróprios para banho. O Ponto 04 da Praia de Bombas, em frente à Rua Tiriba e próximo ao Rio da Barra; e o Ponto 06, próximo ao Rio Bombinhas, no canto direito da Praia de Bombinhas; apresentam bandeira vermelha, assim como a Praia de Zimbros. As demais praias do município apresentam boas condições para banho.

 

Florianópolis

Em Florianópolis, dos 87 pontos, 67 estão adequados para banho, o que equivale a 77,01%. Algumas das localidades em bandeira vermelha são as praias de Morro das Pedras, no Campeche; as proximidades do Rio Capivari, na Praia de Ingleses; a Lagoa de Ponta das Canas; a Praia do José Mendes; e a Beira-Mar Norte. Também não é recomendado o banho na Lagoa de Dentro e na Lagoa da Conceição. No geral, riachos e praias próximas também devem ser evitados. No Continente, as praias de Bom Abrigo, das Palmeiras, do Ituaguaçu, do Matadouro, do Balneário e do Jardim Atlântico também estão impróprias. No restante, a balneabilidade das praias está adequada.

 

Garopaba

Dois pontos estão impróprios para banho na Praia de Garopaba, ambos no extremo direito da faixa. A coleta de amostras foi realizada em frente à praça 21 de Abril e em frente à Rua Lauro S. Muller. Não foram feitos testes em outros locais da extensão da Praia. Já as praias da Vigia e do Siriú apresentam boas condições para banho.

 

Governador Celso Ramos

As praias de Governador Celso Ramos, na Grande Florianópolis, contam com oito pontos impróprios para banho. As praias de Fazenda da Armação, Gamboa, Piedade, Ganchos, Ganchos de Fora e Canto de Ganchos, além de porção do extremo esquerdo da Praia de Palmas, estão em bandeira vermelha. As demais localidades do município apresentam boas condições de balneabilidade.

 

Guarda do Embaú

A Praia da Guarda do Embaú, no município de Paulo Lopes, Grande Florianópolis, apresenta condições impróprias para banho em seus dois pontos de coleta: em frente ao cadeirão de Guarda-Vidas, na praia, e também no rio, em frente à vila, já no município de Palhoça.

 

Itapema

Em Itapema, no Litoral Norte, praticamente todos os pontos da Praia de Itapema apresentam mar impróprio para banho, assim como a Praia do Porto. Somente o Ponto 02, em frente à Rua 149, apresentou boas condições de balneabilidade.

 

Palhoça

Em Palhoça, na Grande Florianópolis, praticamente todos os pontos de coleta apresentam condições impróprias para banho. Há bandeira vermelha nas praias de Fora, do Sonho e na Enseada da Pinheira. Somente o extremo direito da Praia da Pinheira apresentou boas condições de balneabilidade.

 

Penha

As praias de Penha, no Litoral Norte, apresentam nove bandeiras vermelhas. As praias Alegre, da Armação do Itapocorói e de São Miguel estão totalmente impróprias para banho. Já as praias Vermelha, Grande, da Saudade e da Penha apresentam boas condições.

 

Porto Belo

Porto Belo, no Litoral Norte, apresenta três dois seis pontos impróprios para banho. As regiões de bandeira vermelha são na Praia de Perequê, na altura da Rua Rubens Alves e na foz do rio Perequezinho, e também na altura da Rua João B. Guerreiro, na Praia de Porto Belo. As demais regiões apresentam boas condições.

 

São Francisco do Sul

A cidade de São Francisco do Sul, no Norte do estado, apresenta praticamente todos os pontos em boas condições de balneabilidade, exceto pela região na altura da Rua Manila, na Praia de Itaguaçú, que aponta bandeira vermelha.

 

São José

Em São José, na Grande Florianópolis, o único ponto de coleta apresentou condições impróprias para banho, localizado na Praia de Guararema.

 

Foto: Cristiano de Assunção/Unsplash