CODEBA é a nova responsável pela gestão da estrutura até a criação de uma nova empresa pública
O Porto de Itajaí, maior complexo portuário de Santa Catarina e um dos maiores do Brasil, está sob nova administração. A Companhia Docas do Estado da Bahia (CODEBA) vai assumir a gestão do porto de forma temporária. Segundo o Governo Federal, que agora é responsável pela estrutura, a CODEBA será a administradora até a criação da nova empresa pública federal docas de Santa Catarina.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
A nova gestora assume no lugar da autoridade portuária de Santos, de acordo com publicação do Governo Federal da última sexta-feira (17). Segundo a Secretaria Nacional de Portos, essa mudança faz parte de um processo para garantir a independência e a autonomia do porto, com o intuito de fortalecer a gestão e a ampliação de investimentos estratégicos.
Santa Catarina caminha para matriz energética quase 100% renovável
Estado é pioneiro em energia solar e segue investindo em recursos eólicos, hídricos e orgânicos
O Brasil vem avançando de forma constante na adesão a fontes limpas de energia. De acordo com o Balanço Energético Nacional (BEN) 2024, 49% da matriz energética brasileira é composta por fontes renováveis. Esse índice é três vezes superior à média mundial, de 16%. Quando se trata apenas da geração de energia elétrica, o país é referência global, com mais de 90% proveniente de fontes renováveis.