18 de abril de 2024
TV Barriga Verde
Saúde

Alerta Vermelho: Joinville decreta Situação de Emergência em função da Dengue

Município contabiliza 5 mortes e mais de 1,8 mil casos confirmados em 2024

A Prefeitura de Joinville publicou nessa segunda-feira (19) Decreto de Situação de Emergência em função da Dengue no município. A decisão leva em conta o acumulado de casos e o registro de cinco óbitos desde o início de 2024. Atualmente, o município conta com 1.869 casos confirmados de Dengue e e 5.182 em investigação, além de 2.456 focos do mosquito Aedes aegypti identificados.

Por conta da situação preocupante, a Prefeitura de Joinville avança também o Plano de Contingência (PlanCon) para o Alerta Vermelho, que resulta na intensificação das ações de combate à doença e na instalação do Gabinete de Crise.

“A Situação de Emergência e o Alerta Vermelho representam a gravidade da situação da Dengue em nossa cidade. O Brasil inteiro está sentindo as consequências do avanço da Dengue e não é diferente em nossa região. Mais do que nunca, precisamos nos conscientizar que a Dengue mata”, enfatiza o prefeito Adriano Silva.

 

Os bairros com mais casos confirmados são Saguaçu, Aventureiro e Boa Vista. Já os focos de proliferação do Aedes aegypti foram mapeados principalmente nos bairros Aventureiro, Paranaguamirim e Floresta.

Epidemia

Também nessa segunda-feira, a Unidade Descentralizada de Vigilância Epidemiológica (UDVE) da Gerência Regional de Saúde de Joinville (SERSA/JOI) da Secretaria de Estado da Saúde (SES) emitiu o Ofício 026/2024, que considera que a situação de Joinville é compatível com o estado de Epidemia de Dengue.

A definição leva em consideração a metodologia recomendada pelo Ministério da Saúde, de acordo com o acompanhamento e a análise de dados relacionados ao agravo da Dengue, com incidência acumulada de 300 casos prováveis por 100 mil habitantes por três semanas epidemiológicas.

85% dos focos nas residências

No dia 9 de fevereiro, foi divulgado o resultado do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), que indicou que 85% dos focos do mosquito em Joinville são encontrados em quintais de residências. O relatório levou em conta visitas realizadas em 5,8 mil imóveis em todas as regiões da cidade.

No último sábado (17), foi realizado o “Dia D – Joinville Contra a Dengue”, que incentivou a população a realizar vistorias em seus quintais para eliminar focos de água parada. Quatro mutirões reuniram equipes da Prefeitura de Joinville, Forças de Segurança e voluntários nos bairros Aventureiro, Saguaçu, Morro do Meio e Paranaguamirim.

“Desde o ano passado, estamos intensificando nossas ações para o combate ao Aedes aegypti, mas é fundamental que a população colabore eliminando os focos de água parada. Durante o “Dia D”, no sábado, muitos focos foram eliminados. Precisamos nos unir contra a dengue”, apela o prefeito.

 

Foto: PMJ/Divulgação

Saúde

Saúde

Saúde

Saúde

Saúde

Saúde