23 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Saúde

Dengue: Joinville registra 4ª morte pela doença em 2024

Com números alarmantes, município receberá doses da vacina contra a doença através do Ministério da Saúde

Joinville, no Norte de Santa Catarina, confirmou nesta segunda-feira (5) a quarta morte causada pela dengue em 2024. A vítima foi uma mulher de 89 anos, que morreu na última quarta-feira (31).

De acordo com a Prefeitura de Joinville, a mulher possuía comorbidades e estava internada em um hospital público da cidade, em cuidados paliativos. Ela ela era moradora do bairro Irirú.

A primeira morte por dengue em Joinville este ano ocorreu no dia 10 de janeiro. A vítima foi um homem de 57 anos que morava no bairro Jardim Iririú. Já a segunda e terceira mortes foram confirmadas na última semana, sendo duas mulheres, de 81 e 85 anos, ambas com comorbidades, moradoras do bairro Aventureiro.

 

A cidade enfrenta números preocupantes da doença. Em 2024, já foram registrados 755 casos confirmados e 2,8 mil notificações estão em investigação.

Os bairros com os maiores números de casos confirmados são Saguaçu, com 127, seguido de Aventureiro, com 108, e Boa Vista, com 51 casos.

Vacina contra a dengue

De acordo com o Ministério da Saúde, 13 municípios catarinenses devem receber a vacina contra a dengue fornecidas através do SUS. As doses serão destinadas a regiões de saúde com municípios de grande porte com alta transmissão nos últimos dez anos e população residente igual ou maior a 100 mil habitantes, levando também em conta altas taxas nos últimos meses.

Em Santa Catarina, a regional de saúde contemplada será a do Nordeste, que além de Joinville inclui também Araquari, Balneário Barra do Sul, Barra Velha, Corupá, Garuva, Guaramirim, Itapoá, Jaraguá do Sul, Massaranduba, São Francisco do Sul, São João do Itaperiú e Schroeder.

 

Foto: PMJ/Divulgação