23 de junho de 2024
TVBV ONLINE
Policial

Empresário e motorista de transportadora são presos por orquestrar furto de carga

Foto: Gervásio Batista/Agência Brasil

Segundo a Polícia Civil, esquema é muito utilizado entre ladrões de cargas

Um empresário e um motorista de uma empresa de fretes em Londrina, no Paraná, foram presos nesta terça-feira (11) em um operação da Polícia Civil de Santa Catarina para investigar o roubo de uma carga de cerca de R$ 57,6 mil em fertilizantes em São Francisco do Sul, no Litoral norte catarinense, em julho de 2023.

Segundo a investigação da Delegacia de Furtos e Roubos de Cargas (DFRC) da Diretoria Estadual de Investigações Criminais, a empresa transportadora contratada para o frete da carga de 36 toneladas, que tinha como destino Itaberaí (GO), pré-orquestrou toda a empreitada criminosa.

A investigação da DFRC descobriu que, assim que o motorista tomou posse da carga de fertilizantes, o empresário responsável pela transportadora enviou ao contratante do frete um boletim de ocorrência falso, supostamente registrado no estado de São Paulo, para ocultar o furto da carga.

Foi verificado que esta é uma prática muito utilizada pelos grupos criminosos para a subtração de cargas, valendo-se do serviço de fretes para lesar as vítimas, tanto com a prática do furto quanto mediante o recebimento do valor relativo ao adiantamento do frete.

Dias após esse crime, os mesmos autores utilizaram a mesma estratégia para realizar outro furto de uma carga de fertilizantes na cidade de Paranaguá (PR). Para possibilitar a execução dos crimes, eles realizam os carregamentos próximos de finais de semana e/ou de feriados, aproveitando o período que permaneceram na posse da carga para subtraí-las.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBVonline em primeira mão

Após identificar atuação do grupo criminoso, o titular da DFRC/DEIC, Delegado Osnei Valdir de Oliveira, representou pela expedição de mandados de prisão e de busca e apreensão, que foram atendidas pelo Poder Judiciário.

Na época do crime, o motorista já se encontrava foragido de mandados de prisão pela prática dos crimes de homicídio e tráfico de drogas.