17 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Saúde

Governo lança Agenda Cirúrgica para agilizar procedimentos

O novo sistema de agendamento vai substituir o atual modelo manual de gerenciamento

Implementado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), o novo sistema busca qualificar ainda mais o atendimento aos pacientes pelo SUS em Santa Catarina. A Agenda Cirúrgica vai unificar o gerenciamento e informações dos pacientes que estão na fila de cirurgias eletivas em todo o Estado.

Profissionais estão sendo capacitados com orientações teóricas, de introdução e manuseio do programa. “Este é um momento muito importante para ouvirmos os servidores e entender as principais dificuldades e desafios. Precisamos utilizar as novas tecnologias e integrar as informações para que possamos garantir o atendimento aos pacientes com ainda mais qualidade e no menor tempo possível”, ressalta a Secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.

O programa Agenda Cirúrgica, que será utilizado em paralelo com o Sistema de Regulação (Sisreg), irá substituir o modelo manual utilizado atualmente e vai possibilitar maior agilidade no gerenciamento. “O novo sistema de agenda cirúrgica é onde a central de regulação vai fazer o planejamento cirúrgico da unidade hospitalar, referente às cirurgias eletivas. Através desse sistema, vamos conseguir acompanhar o trajeto do paciente dentro da unidade, quando ele é chamado para fazer o seu pré-operatório, a data da sua cirurgia e todo o seu acompanhamento durante esse período em que ele está aguardando a realização da cirurgia eletiva.”, explicou a superintendente de Serviços Especializados e Regulação da SES, Claudia Gonsalves.

 

Abril é o período de adaptação e ajustes com uso simultâneo da Agenda Cirúrgica e o modelo manual de planilhas. A previsão é que a partir de junho o novo sistema seja efetivado.

Imagens: Ricardo Wolffenbüttel/SECOM