20 de junho de 2024
TVBV ONLINE
Serviços

Navegação na Lagoa da Conceição é retomada após 16 dias de suspensão

Foto: PMF

Confira os detalhes sobre a construção da nova ponte

A navegação no canal entre a Lagoa de Baixo e a Lagoa do Meio, na Lagoa da Conceição, será retomada nesta quarta-feira (22). A Prefeitura de Florianópolis, através da Secretaria de Transportes e Infraestrutura, comunicou o término da suspensão temporária de 16 dias, que foi necessária para o deslocamento dos equipamentos utilizados nas obras da nova ponte.

O projeto de construção da ponte, uma das maiores travessias do interior da Ilha de Santa Catarina, tem avançado com diversas etapas, incluindo aterramento, estaqueamento e a uma concretagem no próximo mês. Atualmente também ocorre a revitalização da área ao redor, incluindo a edificação de um novo terminal lacustre, que servirá de ponto de partida e chegada para embarcações entre o Centrinho da Lagoa e a Costa da Lagoa.

 

> Navegação Proibida: Obras na Lagoa da Conceição afetam tráfego marítimo por 10 dias

O atual terminal lacustre continuará operando até a conclusão do novo. A nova ponte trará melhorias significativas na oxigenação entre a Lagoa da Conceição e a Lagoa Pequena, no Campeche, além de facilitar a navegação. A altura livre da ponte será triplicada de 1,80 metros para seis metros na maré alta, enquanto o vão livre para embarcações aumentará de nove metros para 30 metros.

A nova estrutura será construída à direita da ponte atual e terá 214 metros de extensão e 17 metros de largura, incluindo duas faixas de rodagem, passeios laterais e uma ciclovia bidirecional, que se conectará às ciclovias e ciclofaixas do terminal da Lagoa (Tilag). O novo terminal lacustre também contará com área coberta para espera de embarcações, banheiros acessíveis, bicicletários, controle de acesso e serviços de zeladoria, além de áreas de lazer nas cabeceiras da antiga ponte, que será demolida após a conclusão da nova.

O projeto, orçado em R$ 53 milhões, está sendo executado pela Cejen Engenharia Ltda. e possui todas as licenças ambientais necessárias, concedidas pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), além de autorizações da Secretaria do Patrimônio da União (SPU) e da Capitania dos Portos.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBVonline em primeira mão