13 de junho de 2024
TVBV ONLINE
Cotidiano

Para competição de Regata, Itajaí promove festival gratuito no mês de abril

Evento acontece entre os dias 29 de março e 23 de abril, no Centreventos

Em alto mar desde janeiro, os competidores do maior torneio de Regatas do mundo, The Ocean Race, passam por Itajaí no mês de abril. A competição teve início na Espanha, seguiu para Cabo Verde, depois, para a África do Sul e agora a próxima parada é no litoral catarinense, antes de seguir rumo à América do Norte.

Para receber os atletas, que têm previsão, de chegada para o início de abril, o município também prepara um festival com atrações gratuitas para toda a população. Durante 26 dias, o festival The Ocean Live Park Itajaí oferece atrações musicais e apresentações variadas, com início ainda no dia 29 março e encerramento no dia 23 de abril, data de partida dos velejadores rumo a Newport, nos Estados Unidos.

O evento conta com cerca de 80 atrações regionais de variados gêneros, como Pop, rock, MPB, samba, axé e jazz, entre outros. Segundo a Prefeitura, um dos objetivos do festival é “valorizar os talentos e dar visibilidade à diversidade local”, portanto, “todos os artistas são de Itajaí e região”. Além da música, o festival promove apresentações de capoeira, desfile da Oktoberfest e concurso do Melhor Molho Pesto. A programação completa pode ser conferida clicando aqui.

 

A Corrida do Oceano

Conhecida como a maior e mais famosa competição de regata do planeta, The Ocean Race (A Corrida do Oceano, em inglês) é realizada desde 1973, quando o torneio se chamava Whitbread Round the World Race. A rota das regatas é dividida em 9 etapas: inicia no Sul da Europa, desce pela África, depois, atravessa até as Américas do Sul e do Norte, vai ao Norte da Europa e retorna ao Sul europeu. Todo o percurso tem previsão de seis meses.

A edição deste ano teve início no dia 15 de janeiro, com quatro equipes que saíram de Alicante, no Mar Mediterrâneo da Espanha. A primeira parada foi em Cabo Verde, à noroeste da África. Depois, os velejadores desceram toda a costa africana pelo Oceano Atlântico, até a Cidade do Cabo, na África do Sul.

A rota é similar àquela feita pelo navegador português Bartolomeu Dias, no século XV, que, ao passar pela extremidade sul-africana, nomeou o local de Cabo das Tormentas, o qual seria depois renomeado de Cabo da Boa Esperança e, posteriormente, de Cape Town (Cidade do Cabo, em inglês). Com destino ao Brasil, as regatas saíram do continente africano no dia 26 de fevereiro.

A Ocean Race agora está na 3ª etapa, chamada de 3ª Perna, que compreende o percurso mais longo, entre a Cidade do Cabo e o Brasil, passando ao sul da Austrália e cruzando todo o Oceano Pacífico até subir pelo Atlântico até Itajaí. Depois de chegar a Itajaí, as regatas saem no dia 21 de abril rumo a Newport, nos Estados Unidos e, de lá, retornam à Europa para as etapas finais da corrida, que se encerra em Gênova, na Itália.

Confira o mapa de percurso da Ocean Race

Foto: Prefeitura de Itajaí / Reprodução
Gráfico: The Ocean Race / Reprodução