12 de abril de 2024
TV Barriga Verde
Economia

Previsão de queda no preço do leite em SC; entenda

A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri/Cepa) divulgou nesta semana o boletim agropecuário referente ao mês de agosto. O documento mensal traz uma análise sobre diferentes produções do agronegócio de Santa Catarina.

No dia 11 de agosto, o IBGE divulgou os “primeiros resultados” da Pesquisa Trimestral do Leite, com a quantidade de leite cru adquirida pelas indústrias inspecionadas do Brasil nos três meses do segundo trimestre de 2022. Ao longo de todo o período, foram adquiridos 5,390 bilhões de litros, o que representa uma queda de 7,7% em relação aos 5,839 bilhões de litros adquiridos no segundo trimestre de 2021.

No primeiro semestre de 2022, a quantidade adquirida pelas indústrias brasileiras foi 9,1% menor do que no mesmo período de 2021. Essa queda na oferta interna, pode explicar o aumento expressivo do preço do leite no mercado, que começou em março e teve seu pico em julho, que chegou a custar R$ 7 o litro.

 

De acordo com o boletim, ” como houve queda de preços de vários lácteos no mercado atacadista a partir da
segunda quinzena de julho de 2022, o preço de referência de julho e agosto ficar abaixo do patamar, com repercussões negativas sobre os preços que os produtores catarinenses receberão em setembro”. Ou seja, a partir de setembro a queda dos preços deve ficar mais evidente para o consumidor.

Confira o boletim completo clicando aqui.

Foto: Pixabey/Reprodução

Economia

Economia

Economia

Economia

Economia

Economia