24 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Segurança

Saiba como vai funcionar o esquema de segurança do Carnaval de Florianópolis

Eventos terão ação conjunta das forças de segurança para promover proteção dos foliões

A Prefeitura de Florianópolis detalhou as estratégias de segurança que serão postas em prática ao longo dos eventos do Carnaval 2024, que iniciam nesta sexta-feira (2). O esquema contará com a Guarda Municipal, em conjunto com as polícias Civil e Militar, que entrarão em ação tanto na área central como no restante dos bairros da Capital.

A região do Centro contará com uma grande arena cercada, que incluirá o Largo da Alfândega, Centro Leste e uma parte da Avenida Hercílio Luz. Haverá um controle de acesso para evitar a entrada de objetos proibidos, como garrafas de vidro e armas.

No sábado, 10 de fevereiro, acontece o Bloco de Sujos, considerado o maior bloco da cidade, onde serão empregados aproximadamente 400 agentes na área de segurança e fiscalização incluindo as forças de segurança, fiscais municipais e seguranças privados.

 

Neste mesmo dia, os agentes envolvidos montarão uma sala de operações integrada, que funcionará na sede do 4⁰ Batalhão de Polícia Militar. A Prefeitura de Florianópolis e a PM compartilharão as imagens das câmeras para melhor monitorar os eventos de carnaval.

Outra medida implementada será a identificação de crianças. A Guarda Municipal e a Polícia Militar farão a distribuição de pulseiras para prevenção de desaparecimentos, caso crianças se percam nos eventos. A Fiscalização de Serviços Públicos também estará atuando nos diversos blocos espalhados por Florianópolis fiscalizando e orientando ambulantes.

Na área central, o Carnaval se encerrará às 2h, com o fechamento de bares, encerramento das atividades de ambulantes e proibição de fontes sonoras, assim como a limpeza e lavação das ruas.

Outras informações e dicas sobre segurança no Carnaval 2024

– Não será permitida a entrada de garrafas ou copos de vidro nas áreas gradeadas;
– Os foliões devem levar apenas o necessário aos eventos: um documento de identificação, dinheiro suficiente ou apenas um cartão de banco.
– Se levar o celular, evite usar na multidão. Guarde o objeto em bolsos internos na parte da frente do corpo.
– Bolsas e mochilas devem ficar sempre na parte da frente do corpo sob as vistas do dono.
– Identifique crianças com nome dos responsáveis e telefone de contato. Mesmo assim, combinar pontos de encontro e orientar para procurar policiais ou guardas, caso se perderem.
– Hidrate-se com água e evite o consumo excessivo de álcool.
– Respeite as pessoas evitando toques e palavras que possam causar constrangimento ou desconforto. Assédio não será tolerado.
– Se beber, não dirija.

 

Foto: Leonardo Sousa/PMF