Queridinho de chefs e influenciadores, este prato oferece sabor e facilidade
Em 2026, o poke se consagrou como um dos maiores fenômenos gastronômicos dos últimos tempos. Originário do Havaí, o prato que combina peixe cru marinado, arroz e acompanhamentos frescos conquistou o mundo ao unir saúde, bem-estar e agilidade.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
No Brasil, as poke houses se espalharam pelas grandes cidades, adaptando os ingredientes ao gosto local e criando releituras inovadoras que vão muito além do clássico atum ou salmão, fazendo substituições inteligentes e inclusivas –como o famoso poke de melancia do TikTok.
O sucesso da receita na plataforma é tanto que um vídeo do perfil “Comida.sem.regra” superou a marca de 45 mil curtidas. Os internautas ficaram impressionados com o passo a passo que transforma a fruta no substituto perfeito para o peixe.
Receita de poke vegano de melancia
Ingredientes
- 2 xícaras de melancia cortada em cubos médios (sem sementes)
- 1/2 folha de alga nori cortada em pequenos pedaços
- 3 colheres (sopa) de molho de soja (shoyu)
- 1 colher (sopa) de óleo de gergelim torrado
- Suco de 1/2 limão
- 1 dente de alho ralado
- 1 colher (café) de gengibre ralado
- Arroz japonês cozido (gohan) para a base
Acompanhamentos a gosto: pepino em fatias finas, abacate em cubos, cenoura ralada, gergelim torrado e cebolinha picada.
Modo de preparo
Em um recipiente, misture o shoyu, o óleo de gergelim, o suco de limão, o alho e o gengibre ralados. Adicione os cubos de melancia e os pedaços de alga nori, envolvendo bem a fruta no tempero. Tampe o recipiente e leve ao congelador por pelo menos 4 horas. Retire do congelador cerca de 30 minutos antes de servir para que os cubos descongelem levemente, atingindo a textura firme ideal. Monte o bowl colocando o arroz japonês na base, distribua os cubos de melancia marinados e finalize com os acompanhamentos frescos, salpicando gergelim e cebolinha por cima.
Jorginho acusa Lula de xenofobia e aciona PGR para apurar caso
Representação oficial deve ser apresentada na próxima segunda-feira (29) junto ao órgão
O governador Jorginho Mello decidiu acionar a Procuradoria-Geral da República contra o presidente Lula após visita do mesmo a Santa Catarina. Na visão de Jorginho, o petista cometeu xenofobia em um discurso e generalizou o povo catarinense, chamando todos de racistas.





