21 de junho de 2024
TVBV ONLINE
Gastronomia

Itajaí suspende a Festa do Peixe em solidariedade às vítimas no RS

Foto: PMI/Reprodução

Mais de 10 toneladas de pescados arrecadadas serão doadas às famílias gaúchas atingidas por enchentes

A tradicional Festa do Peixe de Itajaí, no Litoral norte de Santa Catarina, não será mais realizada este ano, conforme divulgado pela Prefeitura do município nesta terça-feira (21). O motivo é a manifestação de solidariedade às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.

O evento estava previsto para ocorrer no final de junho, em comemoração ao Dia do Pescador, e tinha projeção de público esperado de mais de 40 mil pessoas e a distribuição gratuita de mais de 12 toneladas de pescados. Tradicionalmente, o Município arca com a estrutura da festa e empresas da região doam os pescados, que são preparados por órgãos públicos e entidades e servidos gratuitamente à população.

 

Em parceria com o Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região (Sindipi) e o Sindicato dos Trabalhadores na Empresa de Pesca de Santa Catarina (Sitrapesca), o Município definiu que o pescado arrecadado (mais de 10 toneladas) será doado ao estado vizinho para auxiliar as famílias que perderam suas casas na enchente.

Essa decisão leva em conta a experiência do povo itajaiense com situações como a enfrentada no Rio Grande do Sul neste momento. “Nós sabemos bem como é difícil nos reerguermos após uma calamidade como essa pela qual passam os gaúchos e diante disso sequer temos motivos para comemorar”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico de Itajaí, Ricardo Augusto dos Santos.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBVonline em primeira mão

Para homenagear os profissionais da cadeia pesqueira, uma série de atividades educativas e de apoio ao setor ainda está sendo planejada para a Semana do Pescador.

Com aproximadamente 500 embarcações de pesca industrial, cerca de 40 indústrias de pescados congelados e uma das maiores enlatadoras de pescados da América Latina, Itajaí é o maior porto pesqueiro do Brasil, referência em tecnologia, inovação e reconhecida como Capital Nacional da Pesca.